Como Faz, Dicas, Mac OS

Criando um Arquivo zip com senha no Mac OSX Leopard

Recentemente eu precisei criar um arquivo zip com senha para proteger uns arquivos, o problema é que não existe uma opção nativa na interface do MacOS que possibilite isto, e também não estava afim de procurar programinhas para fazer isto, já que vários deles são pagos e os gratuitos não me agradaram nenhum pouco. Resolvi eu mesmo buscar uma solução, e acabei descobrindo uma que é pouco agradável para uma boa parte dos usuário de Mac, que é utilizando linha de comando no Terminal.

Esta dica é bem simple e rápida, mesmo para quem tem pouca, ou nenhuma prática em linha de comando. Para compactar um arquivo com senha no Mac, siga os seguintes passos abaixo.

Abra o Terminal, en instalações normais ele fica em Aplicativos > Utilitários > Terminal.

Em seguida vá até a pasta que se quer compactar com o comando cd.

Ex.: Vamos supor que você queira compactar algumas planilhas que estão dentro de Documentos > Minhas Planilhas, no terminal use:

$ cd Documents/Minhas\ Planilhas/

Digamos que dentro desta pasta exista uma pasta chamada “Orçamentos” cheia de planilhas que você quer compactar para criar um backup, e você quer impedir que o acesso seja liberado para qualquer pessoa na hora de compactar esta pasta, então no terminal basta executar o comando abaixo:

$ zip -R -e Orçamentos.zip Orçamentos/*

Será solicitado que uma senha seja digitada e repetida, e no final um arquivo da pasta Orçamentos foi criado e protegido por senha. Para confirmar se está tudo OK, basta executar o comando unzip Orçamentos.zip e ver se uma senha é solicitada no momento de descompactar.

AVISO: Um arquivo zip com senha não é a solução da humanidade, apena dificulta um pouco mais a vida de uma pessoa que tenha acesso ao arquivo e queira saber o seu conteúdo, pois a senha pode ser quebrada com força bruta, o que deve se ter em mente, não só neste caso, mas para a vida é que a segurança de um informação é feita com diversas camadas, esta é só mais uma delas.

Espero ter ajudado 😉

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...