apple, Como Faz, Dicas, etc.

Atalho para seus Applescripts no Menubar do MacOSX

Um usuário de Mac OS pelo menos uma vez na vida vai acabar se deparando com o termo “Applescript“. Os Applescripts são os “roteiros” de execução de comando baseados em uma linguagem bastante simples de utilizar criada pela Apple. Dominar esta linguagem é uma ótima maneira de automatizar algumas tarefas em um Mac.

Faz mais ou menos um ano que eu comecei a me interessar por Applescripts e uma das dificuldades que eu tive na hora de utilizar um Applescript é executá-lo, já que o procedimento padrão de dar 2 cliques no arquivo vai fazer com que ele seja aberto no Editor. =/

Então eu descobri uma forma de executar os scripts que eu criava de forma rápida e simples, incluindo um atalho para eles no Menubar do Sistema.

Para acessar os scritps rapidamente é preciso apenas dois passos:

Primeiro é preciso que os arquivos de scripts estajam no diretório onde o sistema irá lê-los. Então adicione os arquivos de scripts criados em Biblioteca > Scripts > Applications > Finder. O Finder aqui foi escolhido para que o script fique sempre à mostra, mas você pode associar scripts a um programa específico, como o Firefox ou o iTunes, por exemplo.

Em seguida, abra o Editor de Applescripts, vá nas preferências e selecione a opção Mostrar Menu de Roteiros na barra de Menus, como na imagem abaixo.

applescripts editor - preferências

Um novo ícone aparecerá na Menubar, clicando em cima dele uma lista com os scripts que foram copiados é exibida.

applescripts - atalho

O que, não tem nenhum scripts para incluir? Eu fiz alguns e coloquei nesta página só com meus Applescripts, se gostar de algum, pode baixar e usar, é “di grátis” 😉

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...