Como Faz, Dicas

[Tutorial] – Eviando e-mails do Google Analytics direto para o Evernote

.


.


.


.


.

analytics to evernote

O Google Analytics é uma ferramente quase que obrigatória para usar se você um dia pensar em ter um blog, pois ele usa todo o poder da busca do google para gerar dados da audiência de qualquer endereço cadastrado, e totalmente de graça ainda por cima, basta que seja feito um cadastro e que o dono do site/blog tenha acesso aos fontes para incluir um código que o Google fornece para poder analisar o site. Os recursos são tanto que valeria um post inteiro apenas para falar do que o Google Analytics oferece.

Um serviço gratuito que também é muito bom, e que tem um propósito totalmente diferente do Google Analytics é o Evernote, uma ferramenta que oferece uma interface bastante amigável para criar notas de texto, imagens e pdf para serem visualizadas em qualquer lugar, através da internet, em clientes de desktop e dispositivos móveis, e melhor, suas notas ficam guardadas nas nuvens, salvas de qualquer pane que ocorra com seu computador. Eu já falei um pouco sobre o Evernote em um post que eu escrevi sobre Apps de Produtividade para o iOS.

Seria interessante poder receber os relatórios do Google Analytics e acessá-los de onde quiser usando o Evernote, não é? Isso é possível de ser feito, e é mais simples do que parece.

Para isto basta usar um recurso interessante que o Evernote fornece para criação de novas Notas. Além de criar notas pelo site do Evernote, pelos Clientes de Desktop e o cliente móvel, o Evernote também pode receber um email enviado por você para que uma nova nota seja criada. Para saber qual é o endereço de email que o Evernote fornece para criação de notas, faça login no site e Clique na opção Settings e encontre o tópico Emailing to Evernote. Guarde o endereço que é exibido nesta parte.

Na página de relatórios do Google Analyitics selecione o site na opção Visualizar Relatórios no alto da página, um painel de controle será exibido. Escolha a opção e-mail no menu do lado esquerdo, na caixa Minhas Personalizações uma tela de edição de email programado será exibida, nela é possível escolher o assunto do email, a dwcrição do corpo da mensagem o formato do arquivo anexo que será enviado com o relatório (nesta opção escolha PDF). A peridiocidade com que os relatórios são enviados também pode ser configurada.

Logo no começo das configurações temos a opcão Enviar para outras pessoas e é esta a opção que interessa agora, pois é neste campo que será incluído o email que o Evernote fornece.

Após finalizar as opções de E-mail Programado a conta do Evernote será cadastrada com sucesso. Agora é só esperar os relatórios chegarem no seu Evernote de tempos em tempos e acessar a suas estatísticas de onde quiser.

Na imagem abaixo eu te provo que funciona.

Relatório no Evernote

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...