apple, Como Faz, Dicas

[Tutorial] – Usando o Time Machine para Backups com um HD Externo Normal

O Time Machine é um software desenvolvido pela Apple para ser usado em seus sistemas para executar Backups periódicos.
É um solução que funciona muito bem com a Time Capsule, que é basicamente um HD Externo de Luxo com capacidade de armazenamento de 1 ou 2 TB, nada impossível de alcançar hoje por menos do que é vendido na loja da Apple e com o diferencial de poder ser acessado via rede sem fio pelo computador para fazer backups, ou pela Apple TV para fazer streaming de conteúdo.

Apple Time Capsule

Mas a parte boa da história é que não é preciso ter uma Time Capsule para usar o Time Machine, qualquer HD Externo pode ser usado, e o processo em si é bastante simples.

Formatação do HD

Para que um HD Externo comece a ser usado pelo Time Machine para armazenar os seus Backups, é preciso que o Disco esteja Formatado em um padrão de escrita da Apple, este é talvez o processo mais complicado de todo este procedimento, e ainda sim é bem fácil de fazer.

Com seu HD Externo Devidamente espetado no USB da máquina vá na Barra do Dock, e clique em Aplicativos >> Utilitários >> Utilitários de Disco, uma tela similar a da imagem abaixo vai aparecer com o Disco Externo mapeado.

Time Machine - Formatar HD

Como eu comprei um HD Externo dedicado a fazer os backups do Sistema Operacional, eu criei apenas uma partição e dei a ela o nome de My Capsule, mas isto não é uma obrigação, o disco pode conter mais de uma partição, e pode ser usado tanto para os Backups com a Time Machine, quanto para copiar arquivos pessoais, sem que uma partição interfira na outra. A únca recomendação que eu acho importante é deixar uma partição de pelo menos duas vezes o tamanho do disco do iMac ou do Macbook para pode executar backups com uma certa folga.

Após a definição do particionamento basta apenas escolhar  formato, neste caso eu escolhi a opção Mac OS Expandido, porque desta forma eu consigo inicializar o sistema a partir do HD Externo, opção perfeita para o caso de algo acontecer com o Disco Interno do Mac.

Importante: Toda a Formatação de Disco é um processo destrutivo, se no HD existirem dados, depois da formatação eles serão perdidos, então certifique-se de ter uma eventual cópia em algum outro lugar.

Time Machine - Icone do HD

Efetuando Backups com o Time Machine

Após a formatação do Disco, que pode levar um tempo dependendo se o disco já continha dados ou não, o ícone do HD mudará como na imagem acima, isso mostra que o Time Machine agora entende que este é um disco que ele pode usar como Backup.

Agora que o disco está devidamente formatado, abra o Time Machine em Aplicativos >> Time Machine (existe outro atalho para a Time Machine nas “Preferências de Sistema”), na tela serão exibidas as informações sobre os Backups, mais antigo, mais recente e quando será a proxima execução. Selecione o disco recém criado e apenas aguarde que o processo de backup seja iniciado.

Time Machine - Primeiro Backup

É possível remover da rotina algumas pastas que não são do Sistema, por exemplo, isto fará com que os backups sejam mais enchutos. No meu caso eu optei por não copiar as pastas de Músicas e Filme, já que estas duas eu mantenho cópias em um outro HD.

Time Machine - Configurações

A não ser que a utilização do Sistema seja intensa, e você precise constantemente de cópias de segurança, não vejo motivo para deixar o Time Machine configurado para executar um Backup de hora em hora, no meu caso eu optei por deixar um atalho na barra da Mesa e executar meus backups manualmente.

Dica: Duas Boas opções de Programas para agndamento de Backups são o Time Machine Editor e o Time Machine Scheduler, ambos grátis e funcionam no Leopard e Snow Leopard.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...