(in)utilidade Publica, Diversão, Videos, etc.

Bichos que você nunca viu na vida: Vespa-Jóia

A pesar deste simpático nome aparentemente tirado da Jovem Guarda, este inseto não tem nada de “Jóia”, ou até tenha, depende o quanto você deteste as Baratas. A Primeira vez que vi a Vespa-Jóia, foi na antiga casa onde morava, e naquele dia ela estava fazendo o seu trabalho macabro.

Vespa Joia

A Vespa-Jóia (Ampulex compressa) em inglês conhecida como Emerald Cockroach Wasp or Jewel Wasp é conhecida por seu inusitado comportamento reprodutivo. Assim que a preocupada mamãe Vespa-Jóia descobre que está “prenha” ela vai atrás de um lugar seguro para que seu lindo bebê Vespa-Jóia, até ai não existe nada de estranho, toda a mãe quer mais é que seus filhos venham a vida em um ninho seguro e nas mais perfeitas condições de sobrevivência. Mas é neste ponto que começa a estranheza.

A mamãe Vespa-Jóia sabe que só existe um único lugar onde seus filhotes poderão nascer nas condições exatas, e sabe onde é este lugar? Dentro do corpo de uma Barata, isto mesmo uma barata destas comuns que eu e você sempre vemos perambulando pela casa as vezes no meio da noite.

Este inseto que não tem o menor receio de correr atrás de uma baratinha quando a vê não simplesmente mata a barata e põe seus ovos e larvas dentro dela, assim como diversos outros insetos fazem, não os requintes de crueldade da Vespa-Jóia vão muito além. Ela injeta um tipo de veneno em uma cavidade entre a cabeça e o corpo da barata e este veneno tão longe de matar a barata de imediato a transforma sim e um zumbi!

Sim você leu certo, a barata perde toda a sua capacidade de pensar por si só (se é que as baratas possuem essa capacidade) e ficam totalmente a mercê da vontade da simpática Vespinha esmeralda da foto acima. E olha que este bicho tem apenas um quarto do tamanho de uma barata adulta.

Um fato que eu achei estranho foi o de que a Vespa-Jóia em seu Modus Operandi devora as antenas gigantescas da Barata, sei lá, vai ver é uma pausa para o lanche enquanto o processo de “zumbificação” está rolando.

Depois que a Barata está dominada, a Vespa leva-a até um esconderijo onde ela ficará escondida de outros predadores enquanto a Vespa termina o serviço que é o de finalmente inserir a sua larva no interior do abdomem da barata ainda viva, a larva então vai se alimentar em segurança das entranhas da barata até chegar a fase adulta e dar início ao processo todo outra vez.

Como sempre o Site do Seu Tubo me forneceu este vídeo que mostra todo o processo que eu descrevi aqui em toda a sua cruel integra. BTW, foi o mesmo documentário que eu assisti no History Channel uns tempo atrás e descobri o que era de verdade este bichinho verde-brilhante que tinha visto no quintal de casa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...