apple, Atualidades, Celular, etc.

Brincando com Realidade Aumentada

Preste Muita atenção neste termo de agora em diante: “Realidade Aumentada”

A Realidade Aumentada é uma tecnologia que foi criada na Década de Noventa e consiste em incluir objetos na tela do monitor que complementam e/ou interagem com o mundo externo. Por exemplo, sabe quando o emblema dos times de futebol aparecem gigantescos no meio de um campo de futebol quando a globo exibe um jogo? Então, aquilo é realidade aumentada não interativa, ou seja, complementa a cena com um objeto que na verdade não existe. E sim, existe realidades aumentadas interativas.

O conceito é bastante simples, um software usa uma webcam convencional para captar uma imagem que ele entende como padrão, assim que este software encontra o padrão sendo mostrado pela câmera ele insere no lugar deste padrão uma imagem qualquer.Eu fiz um vídeozinho mostrando como a realidade aumentada funciona, veja:

Você também pode testar na sua casa essa tal de Realidade Aumentada, basta baixa esta arquivo PDF com a imagem padrão para Realidade Aumentada, imprimir, ligar sua Webcam, apontar para a imagem impressa e clicar em Start na caixa abaixo. (Usuários de Mac precisam clicar em Setting > Permitir que a Aplicação acesse a Câmera na Segunda Aba e na última Aba selecionas a Câmera USB)

Ok, ai você deve estar pensando: “Qual a utilidade desse negócio de Realidade Aumentada além de Brincar no Computador e Impressionar os Amigo????”. Eu te digo, vamos imaginar que você tem um celular com câmera e este celular consiga rodar um software de realidade aumentada, agora imagine que você está no meio da rua procurando por uma agência do seu banco e não faz a menor ideia de onde poderia ter uma, não seria legal se você pudesse usar seu programinha de realidade aumentada para mostrar no meio da cidade onde existem agências nas proximidades? Seria não, já é legal! Duvida? Então veja mais este vídeo:

Tá, a moça do vídeo está usando um iPhone, mas este é apenas o começo, aos poucos os outros fabricantes vão correr atrás do prejuizo e começar a oferecer este tipo de serviço em seus aparelhos, o Futuro está ai, e logo o céu será o limite, ou não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...