Gadgets, Games, Geek/Nerd, etc.

Uma Justa comparação entre iPod Touch e PSP

banner_gadgets

Este texto está aqui para expor a minha visão sobre o que o @izzynobre escreveu neste texto do Tecnoblog sobre o iPhone ser uma plataforma de jogos.

Primeiramente eu quero dizer que concordo totalmente com o que foi dito sobre o Gadget da Apple ser uma opção funcional em se tratando de jogabilidade móvel, simplesmente porque como foi dito no texto e acontece comigo também, eu ando com meu iPod Touch o tempo todo, coisa que eu não faço com meu PSP apesar de gostar de jogar muito nele, creio que só isto já vale como explicação em si, mas eu acredito que antes de dar a vitória antecipada para a Apple neste sentido, acho que vale uma avaliação de prós e contras entre os dois aparelhos para tentar justificar qualquer escolha que uma pessoa que está em dúvida possa ter.

Sempre quando estou indo ou voltando do trabalho vejo sempre uns carinhas de PSP em punho jogando Futebol ou Jogos de luta em sua quase totalidade, estes caras nunca vão pensar em trocar seu console portátil por um iPod, logo ele perde nesse sentido. O que leva a conclusão de que, quem procura um iPod ou iPhone quer muito mais do que jogar e quem procura um PSP não quer fazer muito mais do que isso, mesmo que uma caralhada de títulos que tem saido para o PSP agora não sejam mais os “Joguinhos Casuáis”, ainda sim a popularidade do console da Sony ainda é muito grande.

Eu ando quase que 100% do tempo com meu iPod, porque quero não somente jogar, mas ir para casa ouvindo Podcasts, o que no PSP já não é lá estas coisas, porque o áudio dele não é muito bom na minha opinião. Eu quero também poder baixar meus Feeds e lê-los no caminho, o que eu não consigo com o PSP.

Em contra-partida quando sai algum título legal para o PSP ou eu encontro algum filme extremamente Nerd que dificilmente a Jana vá querer ver comigo, eu escolho o PSP sem dúvida e deixo o iPod tirando umas férias em casa, porque no quesito Jogos e vídeo o PSP ganha, claro que vídeos no iPod são legais também, mas o PSP com sua tela maior, dá uma sensação melhor na hora de assistir algo.

Outra coisa que o PSP ganha de lavada é na duração da bateria, não se passa um único dia em que eu não tenha que espetar o iPod no USB, que alias é a única maneira de carregá-lo (menos um ponto pra Apple). o PSP não, pelo menos o meu, dura pra caramba e eu consigo ir e voltar jogando para casa pelo menos uns 2 dias, e olha que a duração de cada trajeto com tempo hábil para jogar é de mais ou menos 40 minutos.

Outra coisa que tira, ou não, a vantagem do iPod são os títulos que são lançados para ele, que estes sim são na grande maioria Jogos Casuáis que não te dão quase nenhum compromisso de ficar muito tempo atrelado ao mini-console, claro que isto vai depender muito do tipo de usuário que é detentor do pequeno gadget.

Eu a um tempo atrás tentei rodar o Star Wars – The Force Unleashed no iPod e não acreditei na mediocridade que é aquele jogo, comparado com a dinâmica que é o seu homônimo para o console da Sony ele parece mais um stop-motion porco, sem contar que o jogo não reconhecia direito os comandos que você executava na tela, não consegui avançar muito no jogo porque deu desanimo já no tutorial.

Saindo da parte de jogos, uma coisa que o PSP se propõe a fazer e faz muito mau é navegar via wireless, o que no iPod parece coisa de outro mundo de tão fácil que é.

Até agora eu só procurei falar das coisas que os dois Gadgets se propunham a fazer sem muitas modificações, claro que em ambos rola um desbloquei aqui e ali para incrementar a parada, como no PSP onde você consegue emular quase tudo, ou no iPod que você consegue incluir coisas além da App Store.

Outro ponto negativo para o iPod é esta amarração que é feita com o iTunes e sem ele você não faz quase nada, e para alguém que usa Linux por um bom período do dia como eu, fica chupando o dedo porque não existe iTunes pra Linux, algo que no PSP é bastante transparente, ele monta como se fosse um pendrive, pronto e acabou.

Por fim, listei aqui algumas vantagens e desvantagens de cada um dos Gadgets tentando ser o mais imparcial possível,  mas não cheguei a conclusão nenhuma, e não era este o objetivo, e sim tentar ajudar você que está pesquisando na internet e com um monte de dúvidas sobre o que escolher, não existe um Gadget perfeito, se você gostar dos dois e puder tê-los, tenha, se você quer se distrair, ler seus livros, notícias e emails, ver filmes e principalmente ouvir música, tenha um iPod Touch ou até mesmo o iPhone. Agora se você quer um a plataforma de Games completa fique com o PSP.

Está é uma discussão que ainda vai um pouco longe e não é aqui que ela vai terminar, eu só espero ter ajudar alguém a decidir como gastar o seu suado dinheirinho :).

Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...