Blog, Blogsfera, Dicas, etc.

Ferramentas Online para te ajudar a Administrar seu Blog

blog

Administrar um blog não é tarefa fácil, não é só e simplesmente ir lá e escrever “Querido Blog, hoje eu fui passear no Zoologico…”. Não, isto é o final do processo, é só o que o visitante vai ver se ele achar isto interessante enquanto estiver procurando algo no Google, se o seu Post for relevante para ele e se lhe prender a atenção.

Todos as outras coisas que um blogueiro tem que fazer até o produto final ficar pronto é que são as partes dolorosas do negocio. Você fica de olho nas tendências, elabora o Post, pesquisa, busca links relacionados, procura imagens, vídeos. Depois do texto pronto, formata, salpica umas Tag html, coloca Tags de pesquisa, categoria, coloca Posts relacionados, envia trackbacks, melhora o SEO, coloca os Adsenses, visualiza, se não ficou bom, volta, concerta e publica….ufa!

E você pensa que acabou, claro que não…depois do texto publicado você vai lá e divulga em microblogs, envia o link para o Digg, Slashdot, Blogblogs entre outros. O Povo achou? Comentou? Você ainda tem a missão de responder aos comentários para não parecer blogueiro mau educado, e as vezes re-explicar tudo o que você escreveu para aquele leitor que leu, mas não entendeu.

As vezes você ainda tem que fazer tudo isto em dobro, porque acontece de você, como eu, manter mais de um Blog no Ar. Eu ví uma vez o @nickellis dizer no twitter que escreve em 5 Blogs! o_O

Na verdade blogar é Brincar de Administrar um Portal de Notícias e Entretenimento. A parte legal é que você não é obrigado a atualizar todo dia, várias vezes por dia, e ainda pode dar a sua opinião sincera sobre um determinado assunto. A Parte ruim é que voce faz isso de graça e não ganha nada, ou muito pouco por isto, é por puro prazer de botar para fora suas ideias e reparti-las com o mundo.

Se você leu tudo isto e ainda assim achou que criar um Blog é exatamente aquilo que você quer para a sua vida, então lá vai uma listinha de ferramentas disponíveis na InterNerd para te ajudar nesta jornada de manter um site pessoal.

Analytics – O Google pensa em tudo, ou pelo menos tenta, bom ele já deve ter pensado em tudo, mas ainda não teve tempo de implementar. De qualquer forma existem muitas ferramentas para quase todas as áreas de atuação, como eu sempre tento mencionar aqui, e o Analytics é uma que te da uma progeção de como seu blog ou site está de acessos, de onde vem o tráfego, pra onde vai, como chegou, de que país e tudo mais, basta que você inclua um código JavaScript dentro dos fontes da sua página e espere um pouco até as estatísticas começarem a aparecer. A parte legal é que você não precisa nem acessar o site para ver isto tudo, você configura um endereço de email no site e ele te envia um pdf semanal com o que rolou na última semana, bastante interessante. A única inconveniência é que não existe uma forma consolidade por todo mundo para contabulizar acessos, então vai existir sempre uma diferença entre os dados exibidos pelo WordPress e o Analytics :(

FeedBurner – Não basta ter seus próprios assinantes que acompanhar diariamente seu site atravéz dos feeds para ver suas atualizações, você ainda precisa ter estatísticas e mais um monte de coisinhas de tudo isso, e o FeedBurner te dá tudo isso, é um power up na opção sem graça do WordPress, e que te deixa até incluir Adsenses nos feeds, mas esta opção eu não recomendo, propagandas nos feeds ninguém merece, de eu pego um feed que tem propagandas eu deixo de assinar na hora.

Google Docs – Para quem como eu usa somente o básico do básico no Word, não tem porque abrir o programa só para editar os seus texto que vão virar Posts? E a parte boa é quem você tem a segurança de ter seus documentos a salvo, muito melhor do que Discos Rígidos e Pendrives, e quem está guardando isto é o Google, certamente seus textos ficarão à salvo, e o Google Docs ainda te da a opção de publicar seus textos escritos nele diretamente no seu blog. (Coisa que eu NUNCA consegui fazer, sem explicação, mas fica ai a dica para quem quiser se aventurar.)

Flickr – O melhor álbum de fotos daqui até o final da Galáxia, um serviço de publicação de fotos tão bom, mas tão bom que eu que não assino serviço nenhum na internet, paguei e estou pagando para publicar minhas fotos nessa budega! Para quem acessa o site e vê as fotos, é um álbum como outro qualquer, mas para quem administra as opções são vastas, tem coisa lá que você talvez nunca vá precisar, mas eles já te dão, e a parte boa é que você consegue publicar um Post direto dele a partir de uma foto, basta apenas configurar onde você quer publicar, e sim, este funciona porque eu já testei e “Agarantiu”.

Youtube – Quem não gosta de um videozinho ilustrativo inserido no meio de um texto bem escrito, eu gosto, e muita gente também, então para ajudar a incrementar o conteúdo do seu diário pessoal na internet você tem a obrigação de ir lá no Youtube e criar uma conta para poder publicar seus próprios vídeos para a conteplação mundial, vai lá…melhor, termina de ler o texto e depois você vai. 😉

Twitter – Pois é, o tal do microblog é a maneira mais rápida de fazer com que a galera que te segue veja que você publicou coisas novas no seu blog, porque é uma coisa muito em tempo real, sua primeira audiência vai vir destes seguidores, logo se muita gente de verdade e não scripts, te seguem é sucesso de público garantido.

Migre.me – Se você publica seus posts usando a tal da URL amigável, que exibe o título do Post no lugar de números estranhos para o Google Indexar, você sabe que se o título for muito grande você não consegue fazer a divulgação dele no twitter por causa da limitação das mensagens, logo você precisa de um encurtador de URL, existem vários serviços destes por ai, mas o que o Migre.me tem de especial é que, além de ser Brasileiro, desenvolvido pelo Gente Boa @jonnyken, também te dá a opção de saber informações sobre quem está acessando o link que você postou com o Contador de Cliques :) . É legal para saber o quanto seus seguidores do twitter estão se interessando pelo que você divulga no site.

Bom, a dica está ai, agora se ainda assim você quiser encarar este difícil desafio de criar um Blog, só me resta deixar aqui o meu Boa Sorte, e sucesso nas Postagens!

Abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...