Diversão, fotografia, hobby, etc.

Dia Mundial da Fotografia

Eis aqui uma data comemorativa que eu só descobri no ano passado. Os leitores mais antigos do blog já devem ter percebido que eu curto bastante uma data comemorativa e falo basntante delas aqui no blog, é uma maneira de manter o blog sempre atualizado e ao mesmo tempo celebrar momentos que eu considero interessantes.

Nada mais justo do que comemorar o Dia Mundial da Fotografia postando um pouco sobre o assunto.

Se formos parar para pensar, todo mundo gosta de tirar fotos, claro que umas pessoas tem mais potencial do que outras, mas todo mundo curte um bom “lambe-lambe”. Tá aí a popularização dos celulares com câmera que não me deixa mentir, outro dia a caminho do trabalho ví dois amigos passando pelo monumento de Duque de Caxias, aqui no Centro de São Paulo e presenciei uma cena interessantes, os dois se entre-olharam e não pensaram duas vezes, um sacou o celular do bolso e o outro correu pra ficar perto do monumento pra aparecer na foto.

Nada mais justo do que existir uma data para comemorar um dos maiores interesses da humanindade a séculos, claro que por muito tempo a fotografia se limitou a elite da sociedade, mas o gosto pelo assunto já existia antes, desde as primeiras pinturas rupestres o homem já tentava retratar o que ele via.

A fotografia é um vício, uma maneira de enxergar o mundo, e é legal descobrir que muitas pessoas assim como você também apreciam esse hobby, como foi o meu caso, aqui onde eu trabalho encontrei várias pessoas que também amam fotografia. Uma curiosidade, você sabia que Dom Pedro II, além de outras tantas atribuições, também era fotógrafo? Pois é, para você ver como uma pessoa que você menos espera também gosta daquilo que você gosta.

Creio que isso (com o perdão do trocadilho) retrata bem o que é ser um amante da fotografia, a oportunidade de conhecer pessoas e lugares diferentes.

Gostar de fotografar independe de se possuir um equipamento mais profissional, pelo contrário, vai mais pela vontade de aprender e de praticar, mesmo possuindo uma câmera portátil como uma Sony ou Sansung, é possível tirar fotos muito boas, basta saber perceber as oportunidades de uma boa foto. Por exemplo, a foto abaixo é uma das imagens que eu mais gostei de ter feito, foi tirada na semana do Ano Novo que eu fiquei em Ubatuba:

Passeio de Escuna - Ubatuba 2008 - 2009 24

Eu achei que a foto ficou bem legal, e foi tirada com uma Sony Cybershot W720. Claro que analisando com mais calma depois eu percebi que a linha do horizonte não ficou “horizontal” e sim, meio inclinada, mas isso são coisas que se pega com o tempo, o importante é saber que dá pra regular a sua câmera, mesmo portátil para fazer imagens como estas.

Procurando no youtube eu encontrei este vídeo que mostra para que serve as funções automáticas de uma câmera, aqui são mostradas as funções em uma Câmera DSLR da Canon, mas estas funções estão presentes na maioria das câmeras portáteis e dá pra aprender um pouco mais sobre as funções de uma câmera.

Outra dica legal para quem está começando a se interessar por fotografia é o Guia Completo de Fotografia da National Geographic publicado aqui no Brasil pela Editora Abril, e fácil de encontrar em bancas de Jornais, um bom investimento incial que me ajudou a tirar muitas dúvidas sobre o assunto,e dando dicas para tirar boas fotos até mesmo com um celular!

Agora não tem desculpa para não se interessar pelo assunto, se você chegou até aqui garimpando no Google então quer dizer que também já está se interessando pela coisa, espero que no ano que vem, você também possa comemorar esta Data assim como eu.

Um Abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...