Cinema, Dicas, Listinha

Filmografia básica para quem ama…Ficção Científica

O Cinema tem diversos gêneros de filmes para agradar a todos os gostos, eu gosto de alguns deles e iniciarei aqui uma série de Posts sobre o que você precisa ver de melhor para aprender a gostar de um determinado gênero, nesse primeiro Post o assunto é Ficção Científica.

Eu, como todo bom Nerd Old School, sou amante de filmes e livros de ficção científica que me influenciaram na busca por conhecimento dos mais diversos assuntos, porque ser Nerd é isso, ser curioso e procurar saber mais à fundo um determinado assunto.

Existe uma variedade enorme de filme de ficção científica, infelizmente eu não vi tanto quanto gostaria de ver, mas vou listar aqui o que eu vi e recomendo para você aprender a gostar do gênero.


2001 – A referência do gênero na década de 70, até o lançamento de Star Wars, 2001 é um clássico dirigido por Kubrick. Comparando com os filmes de hoje, claro, existem muitas falhas no que se diz respeito a comportamento dos corpos no espaço, mas ainda assim é um filme muito bom, se você nunca viu veja, só que tenha em mente que é um filme de Stanley Kubrick então você verá cenas que parecem filmadas por uma grande angular e algumas cenas sem um sentido aparente. De todo jeito este é um ótimo filme para se ter na sua coleção de ficção, pelas inovações que até aquela época não existiam, e que serviram de base para muitos bons filmes do gênero que surgiram posteriormente.

Laranja Mecânica – Mais um Clássico de Kubrick, que mostra a conturbada vida de Alex vivendo uma sociedade utópica, creio que não existira outro diretor para adaptar o Livro Homonimo para a tela grande, onde mostra muito de um futuro onde a sociedade vive sob controle e os contraventores são sumariamente castigados e submetido a tratamentos nada ortodoxos para serem recuperados. Mais um filme obrigatório que serviu de base para que diversos outros filme bebessem em sua fonte, certamente você irá encontrar diversas cenas neste filme que você terá certeza absoluta de já ter visto em outro lugar.

Contato Imediatos do Terceiro Grau – Um filme dos bons tempos de Spilberg, cenas marcantes, naves espaciais, acontecimentos estranhos, tudo amarrado perfeitamente a um roteiro bem escrito. A história gira em torno de alguns habitantes de uma pequena cidade que começam a presenciar e a se comportar de forma estranha e todos estes habitantes estão de uma forma conectados a uma montanha que fica nos arredores da cidade, a obseção pela montanha chega ao ponto de uma maquete ser contruída na casa de um morador. Nenhum deles sabe o motivo dessa estranha atração e então resolve ir até lá para descobrir, e é ai que o filme fica mais legal, mesmo com poucos recurso pra época este filme comseguiu impressionar bem pela sua produção e vale muito estar aqui.

Tron – Creio que este foi um dos filmes mais revolucionários da década de 80 no que diz respeito a efeitos visuáis, aquele efeito das motos deixando um rastro por onde passa é muito bom, o filme em si tem um enredo mediano que na época era moda, as recentes inovações  criadas por computador e a popularização dos vídeogames tomando a tela do cinema, mexendo bastante com o imaginário das pessoas quando um engenheiro de jogos acaba preso dentro do jogo que ele está desenvolvendo, muito legal, diversão garantida!

Blade Runner – Um canastrão vivido por Harrison Ford (clichê) em um futúro utópico onde  um grupo de seres hibridos de humanos e máquinas se rebelaram e estão à solta causando problemas e só o canstrão citado acima pode impedir que o pior aconteça, este é o enredo básico de Blade Runner – o Caçador de Andróides, mas o filme é muito mais do que isso, é um verdadeiro cult de ficção que merece um lugar obrigatório na sua estante de DVD’s por seu um filme muito bom, por vezes confuso e difícil de digerir, mas bom acima de tudo e referência do gênero.

Stargate – Bom, esse é um filme que agrada diversos tipos de nerds, tem viagens no espaço, tem teorias conspiratórias, tem Egito Antigo,  é um filme que não chegou a ser um blockbuster, o que eu não sei porque, pois o filme é muito interessante e tem um enredo bem amarrado e bem escrito, claro que possui algumas mentirinhas básicas, mas no geral é muito bom, merece uma nota 9 na minha opinião.

Matrix – O que dizer de um filme que além de revolucionar a indústria do cinema com o efeito bullet time e ainda fez todo mundo ficar com a pulga atrás da orelha quando a trinity diz no filme que um Dejavu é uma falha na Matrix? E o que dizer das suas sequências que foram do climax a descepção? Um filme que influênciou crianças de apartamento que viviam infurnadas em seus quartos a sairem atirando em colegas de escola não pode ser mais ficção do que isso, porque é aquele gênero de ficção que faz as pessoas ficarem malucas e pensarem no que e a realidade de fato, não há o que dizer deste filme, a não ser que é uma pena quen nem todo mundo entendeu seu sentido.

Eai, o que achou da listinha, logo em breve mais alguns gêneros do cinema serão listados aqui, tem algo a sugerir ou a complementar, deixe seu comantário.

Quer saber mais sobre ficção científica? Veja uma lista completa de Filmes de Ficção Científica no verbete da Wikipédia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...