Como Faz, Dicas, gastronomia

Chanclich, iguaria da cozinha Árabe

O queijo Chanclich é uma especialidade da comida árabe que eu conheço já a um bom tempo , graças a uma ex-colega de trabalho que era casado com um descendente do povo Árabe, na mesma época eu também conheci o patê de ricota (gostooooooso). O Chanclich cabe muito bem como um tira-gosto diferente para oferecer aos amigos, tradicionalmente vai bem com café, mas pode ser tomado tranquilamente com Vinho, Cerveja e Refrigerante. Trata-se de uma espécie de queijo qualho que vem temperado com algumas ervas que dão um gosto forte e peculiar, não seria diferente do esperado de uma prato da comida árabe não é? Os que conhecem um pouco além de Esfihas e Kibes sabe do que eu estou falando.

Este queijo pode ser encontrado em lojas de especialidades e restaurantes árabes, não no Habbib’s não, e é bastante simples de preparar, já que ele vem praticamente pronto. Aqui vai a maneira que eu aprendi de preparar, provavelmente devem existir outras.

Você vai precisar de Cebola, Tomate, Azeite e se quiser dar um gosto diferente, algumas folhas de Hortelã e claro o tal Chanclich. Para acompanhar eu e o resto da comunidade árabe, prefere comer com Pão Sírio.

chanclich
Imagem by agripoint

Não se deixe levar pela foto, ele é bem grandinho, depois de preparado, quatro pessoas conseguem comer tranquilamente.

Com um garfo aperte o queijo até que ele comece a esfarelar, depois disso mexa um pouco até que o tempero se misture de forma homogênea, em seguida adicione os outros ingrediente devidamente cortados em cubos pequenos, e por fim misture o azeite, as quantidades nesta parte vão de acordo com a preferência, coloque cebolas, tomates e azeite da forma que achar que fique bom, meia cebola e um tomate inteiro eu acredito ser o ideal, e o azeite, regue até que toda a massa que se forma fique grudenta como na foto abaixo.

Chanclich 01

Visualmente falando ele não fica com um aspecto muito bom, mas não se deixe enganar. Depois de tudo pronto “meus amigo, minhas amiga” (kkkk…roubei da Palmirinha), abra o pão, coloque quantidade generosas de chanclich dentro dele e seja feliz!

Chanclich 02

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...