(in)utilidade Publica, Geek/Nerd, internet, etc.

Instalação do CentOS 5.2 i386 no VMWare via Web

Instalação do CentOS 5.2 i386 via Web

Estes dias eu precisei fazer a instalação do CentOS 5.2 em uma VMWare de testes mas estava quebrando a cabeça, pois o DVD onde estava o sistema aparentemente tinha sido gravado errado ou sei lá, o fato é que não rolava de jeito nenhum, foi ai que eu descobri que rola fazer a instalação baixando os pacotes da web, exatamente como no Red Hat, veja o que precisa fazer:

Aviso: Esta dica pré supõe que você já tenha o VMWare Server instalado e com uma Maquina Virtual Criada e rodando, dê preferencia com o template do Red Hat 5.

Primeiramente baixe o NetInstall do CentOS “CentOS-5.2-i386-netinstall.iso“, é pequeno, pouco mais de 7 MB.

Então, faça sua sua máquina virtual iniciar e abra um console, como não ha nenhum sistema, ele vai tentar buscar uma instalação via Rede. Na janela do console siga o caminho a seguir: Devices > CD/DVD Drive 1 > Connect to Disk Image File (iso)….

Feito isso selecione a pasta onde você salvou o arquivo baixado e clique nele duas vezes, com isso você estara associando a imagem ao boot que a máquina virtual está executando.

Pela sequencia de boot em alguns instantes o VMWare irá abrir uma tela com o logo do CentOS para iniciar a instalação, tecle Enter e siga até a tela onde o gerenciador da instalação pergunta como será feita a instalação, escolha a opção http e digite este endereço http://centos.pop.com.br/5.2/os/i386/ o campo da pasta será buscado automaticamente pelo gerenciador. Feito isso espere o sistema seguir seu fluxo normal de instalação e pronto, o CentOS estará instalado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...