internet, Tecnologia

Sobre a Corrida dos Navegadores

Guerra dos Navegadores

Todo mundo já está cansado de saber da guerra dos navegadores, que o Internet Explorer anda ruim das pernas e aquela coisa toda. Mas sejamos realistas, esse Admirável Novo Mundo dos Navegadores Web é tudo aquilo que se especula? Quais são realmente as boas novas para o usuário final?

Que tal falarmos um pouco sobre as opções que existem no mercado e saber porque a coisa não está tão boa assim?

Internet Explorer – A Microsoft coitada, está perdida, dando um tiro no pé atras do outro, mau foi lançada a versão 7 do navegador e a empresa já está divulgando a oitava versão do Navegador. Ou eles estão cometendo erros em sequência no desenvolvimento de seus softwares (e isso inclui o Windows) ou estão lançando aplicações aos moldes da galera do Ubuntu…eu aposto na primeira hipótese.

Ainda sobre o IE, podemos claramente perceber que muitas coisas que eles chamam de “inovação”, já existem no Firefox a um bom tempo, uma visivel demonstração de que a Microsoft está absorvendo (para ser educado) todas as inovações que são lançadas pelos outros. O que nunca foi novidade vindo do pessoal da Microsoft.

Técnicamente falando o navegador ainda deixa muito a desejar, um exemplo disto é o fato de um simples travamento fazer você perder TUDO o que você estava fazendo, sua navegação literalmente vai para o limbo e ele não te dá a minima satisfação por ter feito você perder suas abas.

Firefox – Em sua terceira versão, a raposinha fumegante conseguiu se superar, ela consegue chupar ainda mais recursos da máquina do que a versão dois, isso porque eles tinham prometido o contrário. O equipamento que eu uso no trampo não é o que pode se considerar uma carroça, um Dual Core com 1GB de RAM, e acredite, TODAS as vezes que eu tentei executar o firefox 3 neste equipamento o navegador travou, fechou sozinho ou não funcionou direito, não sei se tem a ver com a versão do Sistema, pois estou usando o Ubuntu 7.10, que na minha opinião é a versão mais estável desta distro, só sei que muito tempo depois do lançamento, eu ainda estou na versão 2, e não pretendo mudar.

Safari – Este eu vou confessar, usei muito pouco, principalmente por não existir uma versão Oficial para Linux, que é o Sistema Operacional que eu uso 98% do tempo em que estou navegando. Se for pra fazer gambiarras pra usar eu prefiro não usar. Acredito que seja bom, levando em consideração o cuidado que os desenvolvedores da Apple tem mas, me corrija se estiver errado, este navegador é usado por uma parcela não muito significativa da sociedade. Talvez seja pelo seu layout totalmente fora dos “padrões Windows” ou porque seu esquema de configuração não seja muito amigável a primeira vista. O Negócio é que você quase não ouve falar sobre o Safari, seria sua versão pra Windows uma lenda urbana? Se algum usuário de Safari pra Windows chegar a ler este post, sinta-se a vontade para relatar suas experiências.

Chrome – “Óóóóóóóó….o Navegador do Google….legal…” Com certeza é o que muita gente fala quando vê, mas ele é tão revolucionário, tão pós-moderno, tão cheio de pompa, que assusta o usuário comum, a adoção dessa ferramenta foi feita pela fatia Nerd da população que usa Windows (Nerd que usa Windows Existe??? Se fosse Nerd mesmo saberia das coisa, mas enfim…) porque não existe ainda uma versão pra Linux, isso porque o Google defende a utilização de Softwares Livres de Qualidade…ai seu Google, cadê a versão pra Linux, estamos esperando…quero ver se o Navegador é “bão” mesmo.

Opera – Sabe Rabanete, Brócolis, ou outra verdura ou legume que você sabe que faz bem mas não dá a menor vontade de comer? Isto acontece exatamente comigo em relação ao Opera. Eu sei que ele processa os CSS direitinho, que você consegue instalar uma versão dele até na Geladeira de Casa, mas nada disso me faz ter vontade de baixar e usar esse negócio, toda vez que eu preciso usar o Opera é pra testar alguma coisa, nunca foi meu Navegador Corrente. Eu acho que o que falta pro Opera é uma campanha mais agressiva de marketing, um novo layout também seria uma boa, porque convenhamos, aquela coisa xoxa não dá vontade de usar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...