Literatura, Mundo, Politica

Livro – A cidade do Sol

A Cidade do Sol

A cidade do Sol

Todo mundo sabe das péssimas condições de vida do Povo do Afeganistão. Dos horrores da guerra contra os Soviéticos na decada de 80, das guerras entre facções que lutavam pelo poder depois da saída do exército da então União Soviética, da opressão exercida pelo talibã. Muitos talvez nem saibam de tudo isso, mas o que muita gente realmente não sabe é o sofrimento dobrado que as mulheres do Afeganistão são submetidas graças ao fanatísmo Islãmico imposto pelos talibãs logo depois de terem tomado o poder em meados da década de 90.

Khaled Rousseini retrata isto com uma fidelidade espantosa, não é comum termos a oportunidade de ler algo no nível de realidade que é relatado em “A cidade do Sol”. Ao ler sofrimento cotidiano que é a vidade Mariam e Laila, as duas protagonistas do Romance, você simplesmente não quer acreditar que este tipo de coisa acontece lá, mulheres sendo espancadas, crianças abandonadas e a pobreza gritante são a dura realidade tratada no livro que por vezes faz você pensar que não tem mais como nada de ruim acontecer, pois já se chegou no fundo do poço!

A tristeza e o sentimento de revolta são contantes imutáveis neste livro, mas é um livro que está longe de ser considerado ruim. O Autor consegue repetir a fórmula de sucesso que faz você se fixar no livro e devorá-lo como quem devora uma refeição depois de dias sem comer. Mas se prepare, pois esta refeição pode ser por vezes indigesta, pois não é fácil aceitar que o Afeganistão é tão implacável com os seres mais excluídos de dua sociedade, as Mulheres.

Mulheres que não estão livres do sofrimento e da segregação nas ruas e muito menos dentro de suas próprias casas, onde maridos são como verdadeiros carrascos que nunca serão punidos pois se escondem atrás das leis daquele país que tolera este tipo de vandalismo exercido sobre os excluídos.

Mas o autor nos mostra no decorrer do livro que os excluídos também a sua força, mas não sou eu que vai estragar asurpresa, corra pra livraria mais próxima e garanta seu exemplar.

Esta é uma leitura altamente recomendada se você que saber os fatos que levaram o Afeganistão a ser como é hoje, e como isso influênciou o cenário político Mundial, e ainda por cima de emocionar com a história de duas mulheres que amargam o único pecado que cometeram, o de terem nascido.

Para saber mais:
Verbete do Livro “A cidade do Sol” na Wikipédia
Verbete sobre o talibã na Wikipédia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...