Celular, Como Faz, Dicas, etc.

QR Code

QR Code“, fique atento a este nome, aproveite e adicione mais um à lista “Kaywa Reader“, num futuro próximo eles estarão sendo ditos, divulgados e, acima de tudo, procurados pelos usuários de telefones moveis (os famosos celulares) das principais operadoras do Brasil.

Vamos às explicações, QR Code é um formato 2D de código de barras bastante popular em países como o Japão por exemplo chegando a extremos impressionantes, devido a sua flexibilidade e segurança. Lá existem aparelhos celulares que, através de um software em conjunto com a câmera do celular, conseguem identificar e decodificar o conteúdo do QR Code. As possibilidades são quase infinitas, receber informações e preços de determinados produtos, compartilhar V-Cards, e até acessar um determinado link que por ventura exista no QR Code que for lido diretamente pelo celular. O pouco contato que eu tive com este tecnologia me agradou bastante pelo potencial que ela pode ter.
Quem deu o pontapé inicial foi a TIM que está disponibilizando via SMS o Kaywa Reader e é ai que vem o golpe.
Atenção: O Blog do Plastico Alerta


Apesar se ser cliente TIM a quase 5 anos e não ter muito do que reclamar desta operadora, aparentemente eles vem adotando práticas de maximização de lucros parecidas com a da Vivo, o que é bastante preocupante. A TIM cobra uma taxa para enviar via SMS o programa Kaywa Reader que faz a leitura do QR Code, que em uma pesquisa rápida em um sitezinho de pesquisa chamado Google descobre-se rapidamente que o programa pode ser baixado DE GRAÇA e enviado via Bluetooth para o celular. Tem ainda outra coisa, como não exite formato para todos os aparelho, para o Falcon por exemplo não tem, o assinante desavisado envia o SMS, gasta seu dinheirinho suado para receber um aviso do tipo “O software solicitado não tem compatibilidade com este modelo de aparelho”. Depois que a cagada já está feita, duvido que eles te devolvam o dinheiro do SMS.

Pensando nisto, seu bom amigo aqui perdeu alguns minutos pesquisando algum programa “genérico” que faça o mesmo e que tenha compatibilidade com o w580i, e não é que eu achei!!!

No site do UOL Downloads (ô empresinha boa sô…) eu consegui o ZXing Code Reader, baixei, instalei e testei…funciona perfeitamente, é totalmente free, veja abaixo a lista de aparelhos compatíveis:

Sony Ericsson K550, K610, K630, K790, K800, K810, K850, T650i, V640, W580, W610, W660, W710, W830, W850, W880, W910, Z610, Z750;
Nokia 6500, 7500, 7900, 6260, E65, 6110;
Motorola RAZR V3x

Ah, uma última informação, no site da Kaywa também existe a possibilidade de você gerar seus próprios QR Codes, insira o link a seguir no seu navegador e depois do sinal de igual digite o texto desejado:

http://qrcode.kaywa.com/img.php?s=8&d=

Se você se interessou pelo post e instalou algum dos dois programas aqui citados, veja se você consegue ler o que está escrito no QR Code abaixo:

Legal né?
Até a proxima
Digg! Adicionar artigo ao Eu Curti

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...