Geek/Nerd

Open Solaris

Finalmente chegou este final de semana, depois de uma espera de aproximadamente três meses o DVD duplo de instalação do Open Solaris.

Para os que não conhecem o Solaris é um Sistema Operacional Unix-like mantido pela Sun, a mesma empresa que criou a linguagem Java e o StarOffice, um pacote de automação de escritório.

O Open Solaris, como o próprio nome diz, é a versão “Open” do sistema da Sun que é regida pela licença “Common Development and Distribution License”, em uma tradução livre significa que o sistema tem uma licença de desenvolvimento e distribuição comum, ou seja todo mundo trabalha pra meelhorá-lo e distribuí-lo.

Inicio do trecho de uma conversa entre mim e a minha consciência:

Consciência – E qual a vantagem da Sun nesta história?
Eu – A vantagem é que as melhorias desenvolvidas pela comunidade são adicionadas ao Solaris que a Sun comercializa para as grandes empresas, tornando-o um Sistema Operacional ainda mais seguro e confiável.

Consciência – Mas com isto a Sun está se aproveitando da boa vontade da comunidade Open Source para obter mão de obra barata.
Eu – De uma certa forma sim, mas em troca a Sun também capacita profissionais qualificados a usar seu sistema e envia, como eu citei no começo do Post, uma cópia do Sistema em DVD para qualquer lugar do Mundo para os que tem interesse em utilizá-lo.

Consciência – Então tá, desta forma o Open Solaris se torna vantajoso para ambas as partes.
Eu – É isso mesmo.

Consciência – Muito Obrigado pelos esclarecimentos.
Eu – Por Nada.

Fim do trecho da conversa entre mim e a minha consciência

Feliz por ter recebido o sistema, que eu já até tinha desistido de esperar pela chegada, houveram apenas dois inconvenientes que gostaria de registrar:

Claro, a demora excessiva para chegar, não sei se é assim sempre ou foi só comigo.
Como aparece nas fotos abaixo a caixa dos DVD’s veio toda quebrada devido a falta de cuidado no manuseio, só não sei de quem é a culpa, se do serviço dos Correios Brasileiro ou Americano.

Mas enfim, é aquela história…Cavalo dado…
Pelo menos os DVD’s estão inteiros.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...