(in)utilidade Publica, Geek/Nerd, Google

Visio, pra que? Use o Gliffy

Antes da chuva de Comentário apedrejando (Jonny, nada pessoal) deixe eu explicar.

Sábado na faculdade (…sim eu tenho aula de sábado e isto não me deixa nada feliz…) eu precisei terminar às pressas um trabalho para a matéria de Redes de Computadores onde os grupos tinham que elaborar uma rede para uma empresa fictícia com suas sedes regionais, filiais e o centro tecnológico.

E para o trabalho era preciso elaborar os croquís das edificações, o diagrama das redes, do cabeamento, soluções adotadas, enfim…tudo o que tinha direito.

O trabalho do nosso grupo ainda estava por terminar, continha só a parte escrita, faltando toda a diagramação e croquís, como a máquina da Facu não tinha nenhum tipo de programa que desse condições de criar os diagramas, a não ser o Paint :s, e o Thin Client que é usado nos laboratórios não permite instalação de qualquer programa, tivemos que recorrer a uma solução Online.

É ai que o Google, sempre ele, entra na história.

Com alguns poucos minutos de pesquisa eu encontrei o Gliffy, um site que faz criação de diagramas online em Flash, muito fácil de se cadastrar e usar, basta arrastar os objetos para o diagrama da forma como desejar.

Você consegue criar diagramas em: UML, Flowchart (fluxograma), Processo de Desenvolvimento, Floorplan (Planta de andar), Diagramas de Classe, Diagramas de Rede e até um Diagrama de percurso de um campo de Golfe!?!?!?

Visite a página de Exemplos do site e confira o que é possível fazer.

Agora pense comigo:

Um diagramador Online, some a isso os vários programas de e-mail gratuito de grande capacidade de armazenamento da internet, o Google Docs e Google Sprendsheet para criar seus textos e planilhas, o Google Agenda (ou Google Calendar) para agendar seus compromissos e ainda ser notificado via SMS, o Picasa Web ou o Flickr para armazenar as suas fotos, um site pra gerar seus próprios PDFs um Desktop Virtual como o Page Flakes e um aplicativo online para criar suas apresentações já saindo do Forno, logo mais tudo o que nós iremos precisar é de uma máquina com um Sistema Operacional, um navegador Web e um ponto de rede!

Creio que o título deste Post deveria ser: “Instalar softwares na sua máquina, pra que? Use a Web”


Digg!
Adicionar artigo ao Eu Curti

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...