Geek/Nerd, programação

Ruby

Editado: 25/10/2007

Fast Link

Caso queira apenas baixar o plug-in para o Moneylog, basta clicar aqui

Post extra:

Eu não pretendia postar isto agora, mas não resisti…por incentivo do Aurélio que se interessou pelo plug-in (leia abaixo…) então estou adiantando o post…enjoy

A Historinha…

As vezes eu penso que meu cerebro roda em modo multiusuário…porque além de eu estar estudando para o LPI, trabalhando, fazendo faculdade, ajudando a Jana a administrar o lar, lendo as quase 800 páginas das “Crônicas de Narnia” eu ainda inventei de aprender outra linguagem de programação…

Hoje eu trabalho com Administração de Sistemas Linux, mas depois de ter aprendido Shell, ter trabalhado com PHP e brincado com Perl eu inevitavelmente tomei gosto por programação. Eis que estava eu um dia de bobeira (espero que meu chefe não esteja lendo isso…hehehhe) ai me veio um estalo na mente…“e o tal do Ruby…será que é bom?????”

Estas coisas acontecem muito comigo, sou muito curioso, vira e mexe eu estou buscando algo pra saber mais a respeito…E VIVA A Wikipêdia…foi assim que eu acabei aprendendo Shell e CSS, por exemplo.

Já a algum tempo eu tinha a vontade de aprender uma linguagem (que não fosse Java) que eu pudesse usar tanto escovando bit na linha de comando, quanto com uma interfacezinha firmeza atravéz do Navegador Web.

Aos Janavêses de Plantão: Eu sei que Java é uma ótima linguagem e tudo, não estou descendo a lenha, só que existem diferenças entre desenvolver em Java e JSP.

Eu resolvi adotar o Ruby, pois ele faz exatamente isso por mim, ele é praticamente o mesmo tanto no terminal quanto no navegador…

Foi paixão ao primeiro “Hello Wolrd”, a linguagem é bastante fácil e muito dinâmica…Orientação a Objeto???
Totalmente…para você ter uma ideia ao declarar uma variável com o valor “1”, o que você está fazendo é uma instanciação da classe Fixnum!!!

Os testes…

Comecei com o PDF do Eustáquio Rangel, uma autoridade Brasileira em Ruby. Depois baixei alguns livro sobre a linguagem e hoje estou me divertindo como uma criança quando ganha um novo brinquedo.

Comecei com o básico:

O “Hello World”

[sourcecode language=’ruby’]

puts “Hello Wolrd”

[/sourcecode]

Um loopingzinho com for…

[sourcecode language=’ruby’]

for i in (1..10)
puts i
end

[/sourcecode]

…com while…

[sourcecode language=’ruby’]

i=1

while i <= 10
puts i
i += 1
end

[/sourcecode]

…manipulação de Datas…

[sourcecode language=’ruby’]

data = Time.now
puts data.day.to_s << “/” << data.month.to_s << “/” << data.year.to_s
puts data.hour.to_s << “:” << data.min.to_s

[/sourcecode]

…e até conexão com o MySQL

[sourcecode language=’ruby’]

#!/usr/bin/ruby -w

require “mysql”
require “ruby/conecta.rb”

begin
rescue Mysql::Error => e
puts “Error code: #{e.errno}”
puts “Error message: #{e.error}”
puts “Error SQLSTATE: #{e.sqlstate}” if e.respond_to?(“sqlstate”) end

query = $db.query(“SELECT nome FROM teste_ruby”)

i=0

while linhas = query.fetch_hash do
puts linhas[“nome”] end

# Fecha a conexao
$db.close if $db

[/sourcecode]

Aumenta o interesse…

A cada teste bem sucedido meu sorriso ia ficando mais parecido com o do Olga, pela facilidade de uso, a simplicidade da sintaxe. A única coisa que eu acho que deveria mudar é o fato de ter que ficar baixando as classes, poderia vir com quase tudo assim como o Perl, mas enfim, isso não tira o mérito da linguagem.

A conclusão…(mas não o fim!)

Depois disso tudo eu comecei a pensar Grande, então eu criei um plug-in escrito em Ruby para o Programa Moneylog do Aurélio, que é um programa que facilita o controle dos seus gastos, todo escrito em HTML+CSS+Javascript.

O Pug-in se chama Moneylog.rb e pode ser baixado e alterado livremente, veja ele funcionando:



Exemplo de gráfico gerado pelo plugin

Este plug-in usa a classe Gruff do Ruby para gerar um gráfico a partir dos lançamentos feitos no Moneylog. Esta é a primeira versão estável do plug-in, que pretendo melhorar ao longo do tempo, e tem mais, a versão em inglês já está no forno…

É isso…

Este foi o meu começo, novos achados em Ruby serão postados no meu outro blog.

O que achou do Post? e do Plug-in?

Deixe seu comentário


Digg!
Adicionar artigo ao Eu Curti

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...